A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia que produz Eletricidade de origem renovável, obtida diretamente a partir da radiação solar mediante um dispositivo semicondutor denominado célula fotovoltaica, ou bem mediante uma deposição de metais sobre um substrato denominado célula solar de filme fino.
Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autônomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas têm avançado consideravelmente nos últimos anos.
A energia solar é convertida para seres humanos, quer para a produção de eletricidade ou de calor (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.
Para se ter uma idéia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.
O aproveitamento da energia solar poderá em longo prazo tornar-se a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade.